domingo, 14 de dezembro de 2008

Natal também é fado!





Em homenagem à minha avó materna, um presépio que simboliza o fado.
A minha avó cantava muito bem e adorava fado. Eu ouvia-a cantar, e sentava-me junto a ela enquanto ela ouvia os grandes fadistas da altura ...Amália, Hermínia Silva etc.
Embora ainda hoje não seja o género de música que mais aprecie, recordo-me que achava uma certa piada à Hermínia Silva porque era castiça e brincalhona (tal como a minha Nª Senhora, embora o cabelo tenha sido feito a pensar na Beatriz Costa).
Inspirada por estas recordações de infância, criei e elaborei este presépio que pretende ser uma homenagem ao fado e à alma portuguesa.
Este presépio também me inspirou a criar uma história cujas personagens principais são o S. José, a Nossa Senhora, o burro que transporta a sagrada família que se chama Pacheco, e evidentemente o Menino Jesus...não vos posso contar a história porque ainda guardo a esperança de um dia as publicar...mas acreditem que é muito engraçada.
O meu S. José em vez de um bordão tem uma guitarra portuguesa e assemelha-se um pouco ao S. António (por ser o Stº Padroeiro de Lisboa).
As figuras têm cerca de 60 cm de altura e são totalmente artesanais e originais. Os fatos são bordados à mão com pérolas e outras pedras de fantasia.
A cabeceira do berço é bordada em fada-do-lar sobre veludo, com aplicação de pérolas e lantejoulas.
Este presépio é a minha jóia da coroa deste ano!

3 comentários:

Margarida Alberty disse...

Xandi
MMais uma vez, parabéns!
A ideia para este presépio, único no mundo, foi fantástica! De facto, a sua imaginação não pára!
bj
Margarida

xandi disse...

Obrigada Margarida, também gosto muito dele e de facto é o único no mundo.
Bjnhos

Xandi

Anónimo disse...

Lindíssimo!

Não há palavras para descrever tamanha sensibilidade...

Fátima Silva