domingo, 29 de setembro de 2013

Presépio Quebra- Nozes - Uma homenagem ao ballet

O Quebra-Nozes é um dos três ballets que Tchaikovsky compôs, baseado no conto de natal de Alexandre Dumas "O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos".
 O bailado passa-se durante o seculo XIX na Europa Oriental. 
Jans Stahlbaum, médico e presidente da câmara da cidade, realiza uma grande festa na noite de Natal para sua família e amigos. Seus filhos, Clara e Fritz, aguardam ansiosos pelas prendas, pelos festejos e pelo padrinho de Clara, Herr Drosselmeyer que um mágico fabricante de brinquedos.

Drosselmeyer chega e entretém a todos com seus bonecos mecânicos que dançam. Chega a hora da distribuição das prendas e todas as crianças estão felicíssimas. Clara recebe do padrinho uma prenda diferente: um quebra-nozes com roupas de soldado mas que parte-se quando o irmão cria uma grande confusão por ciúmes da irmã. Herr Drosselmeyer conserta o boneco e consola Clara. 
A festa termina e todos partem e os moradores vão dormir.
Clara sonha com a árvore de natal para estar perto do seu quebra-nozes mas na sala escura, Clara acorda assustada por que esta sendo atacada por uma legião de ratos liderados pelo Rei dos Ratos mas seu quebra-nozes toma vida e enfrenta-os para defende-la. Eles travam uma batalha feroz e terminam por ficarem feridos mortalmente. 
Os ratos levam o seu rei e Clara fica em companhia do seu quebra-nozes e são as suas lágrimas que quebram um encanto transformando o boneco em um príncipe, sobrinho do Herr Drosselmeyer. O príncipe agradecido convida Clara para uma viagem e eles partem juntos para o Reino Encantado. 
Visitam, primeiramente, a Terra da Neve e são recebidos por flocos de neves dançantes. Depois, entram na Terra dos Doces onde são recebidos pela Fada do Açucar e seus súbditos, Chocolate Quente da Espanha, Café da Arabia, Chá Chines, Pirulitos, Marzipans, Mamã Bombom com seus polichinelos e Gotas de Orvalho e suas Guirlandas de Flores. Todos os súbditos dançam para prestar homenagem ao príncipe e sua acompanhante, Clara. 
Logo depois, Clara percebe que precisa retornar e abandona o Reino Encantado ao acordar mas leva consigo todas as lembranças maravilhosas daquela noite encantada.


Esta é a minha homenagem a uma arte que tanto amo, o ballet. É uma peça única e irrepetível, repleta de detalhes e totalmente feita à mão. 


O Presépio Quebra-Nozes

Detalhe do S. José, Nª Senhora e Menino Jesus

Outra perspetiva do Presépio Quebra-Nozes 

Dois dos Reis Magos (Quebra-Nozes)

O terceiro Rei Mago


Nossa Senhora e Menino Jesus

S. José

Detalhe das traseiras do presépio

Detalhe da lateral do presépio

Detalhe das traseiras do presépio

Bolas em patchwork embutido

Detalhe dos ratos 
Detalhe das bailarinas

2 comentários:

Anónimo disse...

Cheio de magia. Um presépio de encantar graúdos e miúdos.
Parabéns Alexandra, está lindíssimo.

xandi disse...

Obrigada de facto uma peça única e extremamente original. Deu muito trabalho mas valeu a pena.